PORQUE OS NEGÓCIOS FRACASSAM?


Certamente você já deve ter feito essa pergunta em algum momento da sua vida.

E você sabia que incríveis 96% dos negócios vão fracassar no período de 10 anos? E os 4% restantes, não significa necessariamente que são bem-sucedidos, significa apenas que sobreviveram.

Então o que faz um negócio fracassar? Ou o que faz alguém ser bem-sucedido? O que faz a diferença?

Venho dedicando uma boa parte do meu tempo em entender o que faz uma empresa dar certo, quais os fatores fundamentais para que um negócio fazer realmente a diferença e ser um negócio de sucesso.

Peter Drucker, uma das maiores mentes de negócios do nosso tempo, disse que tudo começa com dois fatores-chaves:
Inovação e Marketing.


INOVAÇÃO
Inovação significa encontrar uma forma para satisfazer as necessidades dos seus clientes melhor do que qualquer um. Qualquer um pode ganhar algum dinheiro por algum tempo. Mas se você quiser se tornar bem-sucedido e sustentar esse sucesso ao longo de anos e décadas (se quiser construir uma marca), então você precisa encontrar uma forma de agregar mais valor que qualquer um no jogo. E isso é INOVAÇÃO CONSTANTE.

Um erro frequente, é quando um negócio (empreendedor, empresário ou toda a empresa) se apaixona por seu próprio produto ou serviço e negligencia a necessidade pela inovação. Isso pode gerar verdadeiros problemas à medida que a economia, a tecnologia, a cultura e a concorrência estão evoluindo constantemente. Nós vivemos em um mundo diferente hoje em que a única certeza é a mudança. E se você não continuar se mantendo à frente, buscando inovar, você está ficando para trás.

Observe a indústria da tecnologia hoje. Você sabe qual é o ciclo de vida de um produto médio hoje no negócio da tecnologia? Cerca de seis meses. E em alguns setores, como o negócio de Apps, é só um mês. As pessoas esperam uma inovação e uma melhoria contínua, e se você não entregar isso para eles, outra pessoa o fará.

Então, em vez de se apaixonar pelo seu produto, apaixone-se pelo seu cliente e descubra todas as formas para satisfazer suas necessidades. Antecipe o que querem, o que precisam e, quando possível, tente determinar o que eles talvez ainda nem saibam que precisem. Transforme seu cliente em um fã fervoroso, alguém que vai contar a todos sobre seu produto ou serviço ou empresa. Porque quando você cria esse tipo de impacto, você vai começar a construir uma marca.


MARKETING
O Marketing é o próximo passo crucial. Se você não consegue encontrar uma forma eficaz de divulgar seu produto ou serviço, o seu negócio terá muito trabalho para sair do chão. Porque a verdade é que você pode ter o produto ou serviço mais inovador, mas o melhor produto nem sempre ganha. Você acha que o McDonald's é o melhor hambúrguer? Provavelmente não. Mas suas estratégias de marketing são excelentes.

Para promover de forma eficaz, você precisa compreender qual é o seu diferencial. Você precisa saber qual é seu valor agregado. O que você tem para entregar e como você pode melhorar a vida dos seus clientes? Para descobrir qual é seu verdadeiro valor como negócio, você precisa se fazer perguntas essenciais como: O que o mercado precisa? Quem é meu cliente? O que posso fazer para tornar minha oferta irresistível? E talvez umas das perguntas mais importantes que você possa se fazer é: Em que Negócio eu realmente estou?


EM QUE NEGÓCIO VOCÊ REALMENTE ESTÁ?


A Apple é uma das empresas mais valiosas da nossa época, com uma capitalização de mercado de US$ 600 bilhões e ações que está planando sobre seus concorrentes. Mas nem sempre foi assim. Em 1997, a empresa estava quase falindo e Michael Dell aconselhou o Steve Jobs a fechar a Apple e devolver o dinheiro dos acionistas. Mas a Apple persistiu e o Jobs se fez uma das perguntas mais cruciais da vida dele: "Em que negócio nós realmente estamos?"

Inicialmente, a resposta era simples - a Apple estava no negócio dos computadores. Mas como eles iriam ganhar os clientes de volta quando 97% de todos os computadores dos Estados Unidos eram geridos pela Microsoft. Foi quando eles perceberam que não importava a qualidade do seu próprio produto, a Microsoft estava incrustada e entrincheirada nas massas. Afinal, esse foi um dos principais motivos pelos quais a Apple se deparou com a falência.

Então o Jobs perguntou: "Em que negócio precisamos estar?" E a Apple decidiu que precisava estar no negócio de conectar pessoas às suas paixões (a suas fotos, suas músicas e uns aos outros).

E VOCÊ? JÁ PAROU PARA PENSAR? EM QUE NEGÓCIO VOCÊ REALMENTE ESTÁ? E EM QUE NEGÓCIO PRECISA ESTAR?

MUDE SUA OFERTA, MUDE SUA VIDA

Responder a esta pergunta criou uma das mudanças mais profundas da Apple. E a empresa passou a construir uma tecnologia simples e bacana que conectam pessoas ao que elas amam. Pouco tempo depois, vieram o iPod e o iTunes e depois vieram o iPhone e o iMac. As vendas líquidas decolaram. E desde aquele momento, a Apple nunca parou de inovar e suas campanhas de marketing ajudaram a propulsionar a empresa para um reino totalmente novo. Hoje, a Apple está realmente no negócio de computadores? Só 14,7% do seu negócio é de computadores. O que significa que 85% não é. A maioria trata-se de iPods e iPhones. Então, qual foi a importância para eles responderem a pergunta de que negócio eles estão?

Se o sucesso possui uma relação direta com Inovação e Marketing, então, você precisa decidir quem é seu cliente, o que eles precisam. Em que negócio você está e em que negócio você realmente precisa estar. Responder a estas perguntas pode mudar todo o seu negócio. Porque, no fim das contas, isso permite que você mude sua oferta. E como sempre digo, mude sua oferta, mude seu negócio. E mude seu negócio, mude sua vida.


Forte abraço e até breve!!



 

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