3 MODOS DE CRESCIMENTO DE UM NEGÓCIO


De que forma você entende que seja possível fazer seu negócio crescer? Mais clientes...mais vendas?

Se ao pensar na pergunta acima a primeira coisa que veio na sua cabeça foi Mais Clientes, saiba que esse é o pensamento comum na maioria dos empresários, até porque o questionamento a principio parece bastante obvio, "se precisamos vender mais, precisamos de mais clientes", afinal é exatamente isso que todo mundo faz.

Aí que está o problema, pois se você está fazendo somente o que todo mundo faz, é bem provável que você esteja perdendo dinheiro no seu negócio e é por isso que nesse artigo quero abordar Os 03 Modos de Crescimento de um Negócio.

Há anos venho buscando desenvolver novas estratégias que possibilitem alavancar os resultados dos negócios, transformando empresas em negócios realmente lucrativos. Em 2015 eu estava nos EUA participando de um seminário de negócios com Anthony Robbins, e um dos dias foi dedicado exclusivamente a vendas, a diferentes formas de aumentar um negócio, e entre as diversas palestras que ocorreram, gostaria de compartilhar e detalhar para você o que Jay Abraham apresentou chamando de Os 03 Modos de Crescimento de um Negócio.


1 - AUMENTE O NÚMERO DE CLIENTES


Esse é o básico de qualquer mercado e realizado em qualquer empresa, na verdade esse é o primeiro pensamento e a primeira medida quando o assunto é aumento de vendas, aumento de faturamento

Mas quando o seu mercado é específico, seu negócio atende um determinado nicho, seu número de clientes é limitado e você não tem mais para onde crescer? Qual seria a solução para aumentar o faturamento e crescer o negócio?


2 – AUMENTE O VALOR MÉDIO DA TRANSAÇÃO


Quando falamos em aumentar o valor médio da transação, estamos falando em aumento do ticket médio, mais margem e mais lucro em cada transação.

Aí você pode estar pensando "mas Marcelo, aumentar o preço?".

Tem empresários que morrem de medo de aumentar preço, tem medo até de simplesmente repassar o reajuste de custos, e acabam reduzindo drasticamente sua margem, mas isso é um assunto para outro artigo.

O fato é que se eu preciso aumentar o valor médio de cada transação é necessário melhorar a margem, e para isso uma das opções é o reajuste do preço, de forma equilibrada e racional, sem que impacte de forma negativa nas vendas. A outra forma é realizando uma boa análise de custos na sua operação, deste modo é possível manter o mesmo preço, melhorando sua margem.

Mas existe uma forma bastante eficaz e pouco explorada de Crescer um Negócio, e é isso que vamos abordar no modo 03.

3 – AUMENTE A FREQUÊNCIA DE REAQUISIÇÃO – OBTENHA MAIS VALOR RESIDUAL DE CADA CLIENTE

Em outras palavras é vender mais para quem já é seu cliente!

Não sei se você sabe, mas é muito mais caro conquistar um novo cliente, demanda muito mais esforço do que manter um cliente atual, que já foi conquistado.
Muitas empresa simplesmente ignoram esse fato, por descuido ou por falta de cuidado e planejamento, mas o fato é que a maioria das empresas não desenvolve nenhum tipo de trabalho de manutenção dos clientes atuais. Finalizam o processo de venda, (algumas mais organizadas até tem algum processo de pós vendas, mas essas já são exceção), e partem com novas metas, dedicando todos seus recursos para busca de novos clientes, sem pensar em nenhum momento de como poderia ser aproveitado esse cliente que já foi conquistado. E esse detalhe faz total diferença no seu negócio. Veja que em momento algum estou dizendo que estou dizendo para não buscar novos clientes, o que estou apresentando aqui são alternativas para diversificar o crescimento do seu negócio. Se ao invés de dedicar todas as forças e recursos somente em um modo e diluir as energias em 03 formas, é muito provável que seus resultados são bem melhores. Saindo da teoria e indo para o processo na prática, pense na sua Empresa, no seu Negócio:

* Como funciona seu processo de venda?

* Quais as opções de compra que um cliente tem?

* Você tem definido um produto de entrada, um produto principal e um produto prime por exemplo?



Quantos clientes já compraram algo de sua empresa ao longo dos anos? Clientes que comprariam algo novamente mas você não tem o que oferecer, e ao invés de investir seu tempo nisso, fica dedicado somente em procurar novos clientes.

Pense nisso!!

Forte abraço e até breve!!



 

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Ajudar líderes e organizações a atingir resultados acima da média e a aspirarem superar permanentemente sua performance.

Dedicar o seu tempo no desenvolvimento de novos negócios através de seu programa de Mentoria e Coaching para Empresários e Empreendedores, e na formação de Líderes.

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